Casei muito recentemente no Registo Civil de Lisboa. Aqui está um guia de perguntas frequentes que gostaria de ter tido antes do casamento.

Como começar o processo?

Dá para fazer online e funciona bem! Depois do pagamento eventualmente ligaram-me para confirmar o horário da cerimónia. Depois de confirmado recebes um email de confirmação.

Um email! Isso quer dizer que se eu responder ao email com outras perguntas, eles vão responder? Infelizmente, não.

Eu quero ter testemunhas no casamento. Como se trata desta parte?

Eu não tive testemunhas, por isso, se queres tratar disto, provavelmente vais ter de ir pessoalmente aos registos ou ligar; como referido em cima, os meu email não foi respondido.

Como posso tratar da convenção antenupcial?

Existe bastante informação na internet sobre o que é a convenção antenupcial e os tipos que existem, por isso vou ignorar esses detalhes. O que esses artigos nunca referem é quais são os passos, no mundo real, que são precisos seguir para acabar com uma convenção antenupcial na mão.

Fazer uma convenção antenupcial envolve os noivos encontrarem-se com um funcionário especial dos registos. Isto envolve fazer uma marcação. Pois bem, felizmente os serviços públicos têm uma app para tratar de marcações, mas, infelizmente, não é possível marcar convenção antenupcial através dessa app.

Nós fomos aos registos e marcámos pessoalmente. Chegámos lá e falámos à segurança que queríamos tratar disto e ela encaminhou-nos para uma funcionária que trata de coisas de casamento. Com ela lá marcámos uma data para fazer a convenção. (Detalhe interessante é que ela nunca registou a data no computador à nossa frente, apenas num pedaço de papel!)

Ir lá só para tratar disso foi um bocado estúpido, por isso eu tentaria marcar por telefone (no entanto, não sei que número usar). Os registos parecem estar menos movimentados na parte da tarde, por isso focaria as minhas tentativas de ligar para essa altura do dia.

Eu quero fazer votos personalizados na cerimónia. Como posso fazer?

O padrão é não haver votos personalizados, por isso têm que pedir à pessoa que vos vai fazer a cerimónia para adicionar espaço para tal na cerimónia. A minha sugestão é fazerem este pedido no dia da cerimónia, porque fazer uma marcação só para isto pareceu-me bem chato. Pelo que entendi, se ela aceitará o pedido depende da personalidade dela e de quanta pressa ela tem para despachar a vossa cerimónia e ir tratar da próxima.

Como funciona a cerimónia?

Vocês chegam lá no dia, por volta do horário marcado e dizem nos seguranças que têm marcação para casamento. Vão pedir para vocês esperarem e, eventualmente, mandam-nos para a sala da casamentos.

A sala de casamentos que eu vi é bem espaçosa e cabe muita gente (embora, se estiverem a planear ter um número ridículo de convidados, confirmem com os Registos primeiro!)

Eventualmente a pessoa responsável pela cerimónia chega e pede aos noivos para se sentarem numas cadeirinhas, e ela senta-se do outro lado de uma secretária. De seguida ela vai falar umas quantas coisas de cariz legal, explicar o que é que o casamento significa na lei portuguesa, confirmar os vossos dados (levem identificação!), perguntar se alguém tem alguma coisa contra a união, e, eventualmente, pergunta se vocês querem casar um com o outro. Se ambos responderem que sim, ela declara-vos casados! (não sei o que é que acontece se um dos noivos disser que não!)

De realçar que não tem um momento específico para a troca de alianças, por isso podem fazer isto depois de ela vos declarar casados.

Depois disto podem ficar a tirar fotos e passados 10 minutos podem ir buscar a certidão de casamento (na data no meu casamento, isto era feito no piso 6). Ah! É melhor trazerem algo para guardar a certidão. Senão, se forem fazer algo depois da cerimónia para festejar, vão ter de a dobrar e depois fica feio.

Mais alguma coisa que achas bem eu saber?

Sim! Como evitar ser pressionada a aceitar serviços de um fotógrafo que não conhecias até à hora da cerimónia!

Não sei como eles obtêm as listas dos horários das cerimónias, mas nós quando chegámos fomos interpelados por um fotógrafo aleatório que se ofereceu para fazer as fotos do nosso casamento. Nós, na pressão, lá aceitámos, mas, olhando para trás, arrependemo-nos.

Achei a cena um bocado manipulativa, incluindo comportamento e linguagem utilizada. Ele introduz-se dizendo que vai tirar as fotos e que se quisermos depois podemos pagar para ele nos enviar as fotos e apoiar o trabalho dele. Mas claro, depois de ele passar 30 mins connosco a tirar fotos existe uma pressão imensa para aceitar pagar e ter as fotos! E reparem que esta decisão é feita depois do fim da cerimónia, onde o vosso estado emocional não vai ser o usual. Achei toda a situação um bocado feia.

Bem, por isso: se quiserem fotos profissionais, contactem alguém com antecedência! E se forem interpelados por um fotógrafo aleatório, preparem-se para assertivamente lha darem uma resposta negativa. E se aceitarem, negoceiem todos os detalhes antes.