Nota 1: Este post assume que já sabes o que é a criónica (traduzido do inglês cryonics)/biostasis - se não sabes mas estás interessado, sugiro este vídeo de 15 mins (inglês) ou este post (inglês).
Nota 2: Vou usar a expressão biostasis no artigo em vez de criónica, porque criónica é uma palavra muito feia.
Desde há pouco tempo, residentes europeus não tinham grandes opções em relação a biostasis - as escolhas eram uma das organizações norte-americanos, Alcor e CI, ou a russa KrioRus. Mas nenhuma destas opções é ideal por causa da sua distância à Europa.
Mas agora existe a Tomorrow Biostasis! Sediada na Alemanha e com instalações de armazenamento na Suiça, deverá ser o ideal para Europeus interessados em biostasis.
Registei-me com eles e só tenho coisas boas a dizer sobre o processo. Algum tempo depois de ter assinado contracto recebi um starter pack em casa, incluindo uma lista de coisas a fazer para aumentar a probabilidade de uma preservação bem sucedida. Neste post adiciono alguns pontos extras e comentários, no contexto de Portugal
1 - Preencher o Patient Advance Directive e Last Will
O starter pack providencia templates para estes documentos. O primeiro preenchi e enviei a familiares.
O segundo adicionarei ao meu testamento quando for fazer um. Não sou especialista no assunto, mas parece-me que o ideal é criar um testamento cerrado e entregá-lo a alguém de confiança. O que ser quer é que, em caso de disputa legal, o acesso ao testamento seja o mais célere possível, para não arruinar a conservação.
Tenho objectivo de falar com algum advogado sobre a validades destes documentos - aceito recomendações de advogados que percebam de doação de corpos para fins científicos ou sobre testamentos!
2 - Pulseira de Emergência
Eles enviam uma pulseira de emergência que se parece assim:
A ideia é andares sempre com ela. Se achares a pulseira desconfortável ou demasiado indiscreta, podes sempre mandar vir colar com a mesma informação. Eu usei fiz exactamente isso, por aqui.
3 - Registar como não dador de órgãos
Informação aqui.
4 - Testamento Vital
O testamento vital ou diretiva antecipada da vontade é o documento onde o cidadão pode inscrever os cuidados de saúde que pretende ou não receber. Permite também a nomeação de um procurador de cuidados de saúde.
Mais informação aqui. É semelhantes ao Patient Advance Directive mas é algo oficial, suportado pelo sistema médico português. O que fiz foi nomear duas pessoas em que confio como as minhas “Procuradoras de Cuidados de Saúde” e explicar-lhes o que quero - que não me façam nada que possa diminuir as probabilidades de uma boa conservação, e que contactem a Tomorrow para recomendações sobre isto.